Laranja faz bem para o coração

A ingestão de suco de laranja pode ajudar a reduzir problemas cardíacos
 

Por Marisa de Lúcia


Estudo realizado por pesquisadores do Grupo de Nutrição da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp, Araraquara, comprovou que o consumo de suco de laranja aumenta a quantidade de substâncias no organismo, que protegem contra doenças cardiovasculares. O ideal, de acordo com o estudo, é manter o consumo regular de pelo menos um copo por dia.

Num período de três meses, a pesquisa investigou os resultados da ingestão diária de meio litro de suco em um grupo de 18 homens e 23 mulheres, de 30 a 60 anos de idade, sendo constatado aumento nos níveis de colesterol bom e diminuição do colesterol ruim e de triglicérides (moléculas de gordura) no sangue.

Segundo Thais Borges César, professora da FCF, ao aumentar o colesterol bom o indivíduo fica mais protegido contra doenças ateroscleróticas, ligadas ao entupimento de artérias cardíacas. Os resultados apontaram também que o consumo de suco de laranja ajudou a controlar a pressão arterial dos indivíduos.

Dois flavonóides cítricos presentes na fruta, a hesperidina e a naringenina, podem ser os compostos químicos responsáveis pelo efeito benéfico. Se isto for comprovado, a intenção é potencializar seus efeitos e produzir sucos enriquecidos.

O estudo é financiado pela Associação Laranja Brasil, entidade que reúne empresários da agroindústria ligada à exploração da fruta.