Livro traz histórias e significados de tatuagens e piercings

A autora alerta também sobre os riscos médicos e legais dessas práticas

Por Marisa De Lucia


Título: Tatuagem, Piercing e Outras Mensagens do Corpo
Autora: Leusa Araujo
Editora: Cosac & Naify
Número de Páginas: 87

Sinopse “Tatuagem, Piercing e Outras Mensagens do Corpo”

 

Ilustrado com aproximadamente 90 imagens, o livro “Tatuagem, Piercing e Outras Mensagens do Corpo” traz uma rigorosa pesquisa histórica sobre as “mensagens do corpo”, dos antigos rituais das sociedades tradicionais às mais recentes tribos urbanas e as definições dos principais símbolos da tatuagem: uma borboleta é sinal de felicidade; uma caveira marca a transitoriedade da vida; uma rosa vermelha simboliza o amor eterno etc.

Esses e outros símbolos estão reproduzidos no encarte de tatuagens removíveis, criadas especialmente para a obra pelos tatuadores Pedro M. Lucente e Ivan Szazi. Finalmente, um dos capítulos traz advertências para quem pensa, ou já pensou, em fazer uma tatuagem ou piercing, alertando para os riscos médicos e legais dessas práticas.

Sobre a autora:

Jornalista desde 1981, Leusa Araujo estreou na literatura infantil e juvenil em 1994 com o livro “Agitação à Beira-Mar, da coleção Vagalume, Editora Ática. Em 2005, lançou “A Cabeleira de Berenice” da coleção Barco a Vapor, SM Edições. Colaborou como pesquisadora e editora de textos nos livros Chic, Chic Homem e Chic[érrimo], todos de Gloria Kalil, e foi redatora do livro “Maquiagem: Duda Molinos”, entre outros. O conto “A dona de casa não está”, de sua autoria, teve os direitos adquiridos pela Rede Globo de Televisão para futuras produções audiovisuais. “Tatuagem, piercing e outras mensagens do corpo” é seu primeiro livro de não-ficção para o público jovem. Para acompanhar um bate-papo com Leusa Araujo,
acesse: http://tc.batepapo.uol.com.br/convidados/arquivo/livros/ult1750u322.jhtm