Cuide da sua pele no verão

Use sempre um bom protetor solar

Por Marisa De Lucia


O Verão está chegando! E com ele as preocupações em cuidar da pele, uma vez que a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva. Por isso, todos devem estar atentos e se proteger com um bom protetor solar, quando expostos ao sol, para não correr o risco de adquirir câncer de pele.

Correm maior risco de contrair a doença, as pessoas que têm sarda, pele clara e as que já possuem antecedentes de queimaduras solares, pintas e familiares com histórico desta doença.

Para se proteger nos horários de maior radiação solar, além do protetor solar é fundamental o uso de chapéu, óculos de sol e camiseta. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) deve-se evitar a exposição solar entre 10h e 16h (no horário de Verão).

Já para o uso de filtros solares, o recomendável é que o fator de proteção solar (FPS) seja, no mínimo, 15 e que a reaplicação seja feita a cada duas horas.

A SBD não recomenda o uso das câmaras de bronzeamento artificial para fins estéticos, pois os raios emitidos por essas máquinas podem trazer prejuízos à saúde, como envelhecimento precoce e também câncer da pele.

Algumas dicas para ter uma pele bonita

Limpar sempre o rosto
Para eliminar as células mortas acumuladas, a sudorese, as secreções naturais da pele e os vestígios de fumaça e outros agentes poluentes é importante limpar o rosto sempre, mesmo que você não use maquiagem. O melhor horário é antes de dormir, pois a pele respirará melhor durante o sono. Para as peles normais, o ideal é usar emulsões cremosas, leites de limpeza ou sabonetes líquidos. Para as peles secas, são mais indicados os leites ou cremes de limpeza e nunca sabonetes. Já para as peles oleosas ou mistas, o melhor é usar sabonetes líquidos, géis e emulsões.

Cuidar bem do intestino
Manter o intestino sempre saudável evita a prisão de ventre e outros problemas que podem afetar também sua a pele. Por isso, é muito importante adotar uma dieta pobre em gorduras e rica em fibras e alimentos naturais, incluindo lactobacilos na alimentação diária, pois eles beneficiam a flora intestinal. Sempre que possível, evite o uso prolongado de antiinflamatórios, antibióticos, corticóides e pílula anticoncepcional, pois eles afetam as paredes intestinais e, conseqüentemente, a pele.

Proteger-se dos raios ultravioletas
Os raios ultravioletas são os grandes responsáveis pelo envelhecimento cutâneo. Se observarmos as outras partes do nosso corpo, notamos que elas não enrugam tanto quanto o rosto, que fica exposto ao sol por mais tempo. Por isso é que devemos usar filtros solares sempre que sairmos de casa e não apenas quando vamos à praia. O uso do protetor solar deve começar na infância. Já a limpeza mais profunda e a hidratação aos 20 anos e o uso de cremes preventivos contra rugas, a partir dos 30 anos de idade.