O estresse pode acabar com sua saúde

Veja os sintomas e como driblá-lo

Por Marisa De Lucia


Quem pensa que só as situações ruins nos deixam estressados está muito enganado. Acredite: todas as grandes mudanças que passamos na vida são situações estressantes, mesmo que elas forem boas e estejam nos fazendo felizes.

O pior de tudo é que o estresse pode afetar o organismo de diversas formas e seus sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Isto porque cada um reage de uma forma diante de situações desafiadoras. E o mais agravante: o excesso de estresse pode causar desde dores pelo corpo e queda de cabelos até sintomas sérios como hipertensão e problemas no coração.

Para saber se você anda estressado, perceba se está com alguns desses sintomas: dores de cabeça, dores musculares, insônia, indigestão, alergias, insônia, queda de cabelo, gastrite, dermatoses e esgotamento físico. Além de apatia, memória fraca, isolamento, ansiedade e irritabilidade.

Para evitar o estresse ou combatê-lo, é fundamental manter um estilo de vida saudável. Praticar uma atividade física regular, além de liberar a tensão joga doses de endorfina no organismo, que dão sensação de prazer. As atividades de relaxamento, como meditação, tai chi chuan ou yoga, também têm papel importante.

Procure, portanto, ter sempre um tempo reservado para o lazer com familiares e amigos. Para relaxar o corpo e a mente e nocautear as tensões nada como bater papo com os amigos, rir, brincar com os filhos, viajar e namorar.

Pensar positivo também é fundamental. Afaste as idéias negativas e aprenda a focar o lado positivo. Isto vai ajudá-lo a reduzir as tensões e a alcançar suas metas. Finalmente, desenvolva um plano e esforce-se para alcançá-lo e obter resultados favoráveis.