Exercícios previnem o diabetes

Apenas sete minutos por semana!
Por Marisa De Lucia


Nós, sedentários – por falta de tempo ou preguiça – apesar de muitas vezes nos esforçarmos e até começarmos com as atividades físicas diárias, em pouco tempo o desânimo toma conta e vai tudo por água a baixo. Estou falando bobagem?

pen.jpg

De fato, seguir as recomendações de 30 minutos diários de exercícios não é tão simples quanto se imagina. Mas, graças a um estudo britânico, podemos comemorar alguns avanços, principalmente no que refere ao tão temido diabetes.

De acordo com o estudo, apenas sete minutos intensos por semana podem ser suficientes para prevenir a doença. Isso mesmo! Durante a pesquisa, 16 homens com pouco mais de 20 anos, fora de forma, foram submetidos a exercícios na bicicleta ergométrica, pedalando o mais rápido possível por 30 segundos, cinco vezes por dia e três dias por semana.

Depois de duas semanas, os pesquisadores notaram uma melhora de 23% na eficácia do uso da insulina para “limpar” a glicose da corrente sanguínea dos jovens. E o melhor: esse efeito durava, em média dez dias após a última sessão de exercícios.

Com isso, ficou confirmado que pouco tempo de exercícios em alta intensidade pode ser uma forma de as pessoas melhorarem sua saúde, prevenindo algumas doenças.