Veja quais são os tipos de pele

Por Marisa De Lucia


Antes de sair passando qualquer creme e comprometer seu visual com manchas ou acnes, o ideal é em primeiro lugar saber qual o seu tipo de pele. Seca, oleosa ou mista? Composta de três camadas – epiderme (camada mais superficial), derme (responsável pela sustentação dos tecidos) e hipoderme (camada mais profunda) – a pele é a expressão do seu equilíbrio interior.

escova.jpg

A pele oleosa caracteriza-se pela produção excessiva de gordura, tem poros abertos, aspecto brilhante e tendência a acne. Neste caso, dê preferência aos produtos em gel, pois contêm menos óleo e mais água, portanto se evaporam rapidamente em contato com a pele.

Com vasos e veias aparentes, a pele sensível tem coloração avermelhada, apresenta pontos de descamação e geralmente tem poros abertos. Para esse tipo de pele, use produtos em forma de gel.

A aparência da pele normal é nem brilhante nem opaca, com poros levemente abertos, onde existe maior concentração de glândulas sebáceas. Para esse tipo de pele, use produtos em loção, que são fluidos e de rápida absorção. Eles combinam em doses iguais água e óleo e resultam num creme agradável e leve.

A pele mista é mais oleosa na testa, nariz e queixo, onde apresenta poros abertos e uma dose extra de brilho. O restante tende entre normal e seca, com os poros mais fechados. Prefira os produtos específicos para peles mistas, pois eles controlam a oleosidade, hidratam e combatem o ressecamento nas laterais,

Caracterizada por poros quase invisíveis, falta de brilho, aspereza, espessura fina e descamações constantes, a pele ressecada deve ser tratada com produtos à base de ácido e mais cremosos, que contenham mais óleos e ceras do que água – essa equação resulta num hidratante gorduroso e consistente.

Para conservar sua pele com aspecto jovial e sempre sedosa, só us produtos que combinem mais com seu tipo de pele e use cosméticos de boa qualidade, de preferência isentos de óleo (oil free). E não se esqueça de limpar a pele pelo menos duas vezes por dia para evitar o acúmulo de resíduos.