Cuidados com os cabelos no inverno

O frio os tornam quebradiços e opacos

Por Marisa de Lúcia


Quem pensa que é só no verão que os cabelos precisam de cuidados especiais se engana. Isto porque no inverno, o frio excessivo e o vento tornam os cabelos opacos e quebradiços.

pasta.jpg

Um dos erros é lavar os cabelos com água quente, pois abre demais os poros do couro cabeludo danificando os cabelos, tornando-os ainda mais ressecados ou extremamente oleosos e até com caspa, dependendo do tipo de cabelo de cada pessoa. Por isso, procure jogar somente água morna nos cabelos.

Muitas mulheres reclamam que seus cabelos caem mais durante o outono e o inverno. Mas isto ocorre porque o tempo não deixa com que o couro cabeludo se seque completamente deixando, portanto, os fios mais fracos, desprendendo-os. Já se o cabelo cair de maneira que supere a perda de 50 fios por dia, é indicado fazer um tratamento reestruturador que hidrate o couro cabeludo da raiz às pontas ou, ainda, se a queda persistir procurar um especialista.

Já para as que têm os cabelos mais longos, o cuidado deve ser ainda maior, pois no inverno eles ficam com pontas mais ressecadas e necessitam de mais hidratação. E se os cabelos estão pintados o cuidado deve ser redobrado, pois a descoloração abre muito as escamas dos fios e os deixam mais fracos.

Outra dica é não usar elásticos para prender os cabelos no inverno, pois como há menor produção das glândulas sebáceas os fios se quebram e tendem a ressecar. O mais correto é usar lenços e faixas.