Como cuidar dos pés nos dias frios

Os cuidados devem ser redobrados

Por Marisa De Lucia


No frio, os pés são os que mais sofrem com a falta de hidratação. Além de ficarem mais ressecados, o uso de sapatos fechados pode aumentar a incidência de fungos e da descamação entre os dedos e na sola. A dermatologista Regina Schechtman, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, afirma que, com alguns cuidados básicos, é possível transformar a aparência dos pés em pouco tempo.

Untitled.jpg

Segundo ela, o primeiro passo é identificar se o ressecamento é causado pela falta de hidratação ou se ele sinaliza uma micose. Isto porque alguns fungos provocam ressecamento, deixando a pele áspera e até mesmo rachada.

Nesta época do ano a incidência de micoses cresce por causa da umidade nos pés causada pelos sapatos fechados e, por isso, se mesmo com o hidratante a situação não melhorar, é necessário procurar um dermatologista.

O ideal para pés muito ressecados são os hidratantes à base de uréia e ácido salicílico, que hidratam e afinam a pele. Já para quem tem micose, o tratamento deve ser feito com antifúngicos tópicos ou até mesmo orais, mas indicados por um especialista.

A dermatologista recomenda ainda o uso de meias 100% algodão e a limpeza do interior dos sapatos com substâncias como o Lysoform. “Não é bom usar o mesmo sapato todos os dias. Quem tem tendência a micoses pode também usar um talco que combata os fungos”, observa.

Dicas de cuidados com os pés

Lembre-se que calçados apertados e salto altos prejudicam os pés.

• Lave os pés diariamente;
• Mergulhe-os em água quente com sais de banho durante cinco minutos;
• Massageie os pés com um produto esfoliante insistindo nas zonas mais ásperas. Em seguida, enxágue-os bem e seque-os com uma toalha.
• Seque muito bem os espaços entre os dedos, assim evitará o aparecimento de micoses e frieiras.
• Corte sempre as unhas para não encravarem.
• Aplique diariamente um creme hidratante, massageando bem para que seja absorvido.

• Use óleo de amêndoas-doces para empurrar as cutículas. Evite cortá-las, pois elas protegem as unhas das infecções.
• Use sapatos bem macios, e nunca apertados.