Higiene com os alimentos

Higiene e cuidado com alimentos evitam doenças

Por Marisa De Lucia


Uma cozinha sem higiene não inspira cuidados só nos restaurantes, mas também em casa. Afinal, a falta de limpeza pode causar doenças graves.

Algumas pessoas não param para pensar, mas restos de alimentos deixados em cima da pia ou no chão atraem baratas e ratos, que só são efetivamente combatidos se o ambiente permanecer limpo.

site.jpg

A sujeira prolifera micróbios e bactérias, responsáveis por estragos na saúde, que variam desde uma simples diarréia até cólera, doença que pode levar à morte.

Em relação aos alimentos, esses devem ser higienizados com cuidado e manipulados com as mãos bem limpas. As frutas, os legumes e as verduras devem ser lavados em água corrente e, para se ter certeza de que estarão livres de bactérias, imersos em sal e vinagre.

Ao abrir um alimento, procure guardá-lo bem fechado e em local fresco, alguns em geladeira. E se encontrar qualquer corpo estranho dentro da embalagem, denuncie à Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Para que os ovos crus não provoquem a infecção Salmonelose -que causa diarreia e outros sintomas abdominais- mantenha-os bem refrigerados. Os ovos rachados devem ser jogados fora e os cozidos consumidos no mesmo dia que foram preparados.

Algumas redes de supermercados têm por costume desligar o freezer no período noturno, para economizar energia, o que faz com que os alimentos sejam resfriados e aquecidos por várias vezes. Um perigo!

Por isso, não compre alimentos cujas embalagens estejam molhadas e se desfazendo, ou carnes que estiverem com coloração escura ou com sangue em suas bandejas. O ideal é pedir para cortar ou moer a carne na hora da compra.

Estes são alguns cuidados simples, mas que, com certeza, evitarão problemas para sua saúde.