Visagismo cuida da estética a partir do temperamento da pessoa

Livro traz orientações para estudantes e profissionais de beleza

Por Marisa De Lucia


O livro “Visagismo: harmonia e estética” do artista plástico e educador Philip Hallawell traz orientações para maquiadores e cabeleireiros sobre a arte de transformar o rosto e o corte do cabelo.

Este livro é indicado para cabeleireiros, maquiadores, profissionais de beleza e estudantes do visagismo -arte de embelezar ou transformar o rosto- utilizando cosméticos, tinturas e o corte do cabelo.

site.jpg

De acordo com Hallawell, o uso da linguagem visual na maquiagem e no corte de cabelo é importante para manter a apresentação social respeitada. O princípio do visagismo é justamente essa criação de imagem pessoal firme, partindo do pressuposto que a beleza é a manifestação da harmonia da vida.

Analisando o formato do rosto, profissão, situação pessoal, tom de pele e até gostos pessoais é possível contribuir para a auto-estima da pessoa que acaba procurando ajuda nas clínicas de estéticas, salões de beleza e spas. “Os profissionais devem estar antenados para essa situação”, alerta Hallawell.

Sua obra é útil também para os que querem conhecer princípios básicos de harmonia e estética do rosto, mostrando com detalhes como criar efeitos por meio da linguagem visual e da criatividade, fugindo das fórmulas e soluções padronizadas.

Hallawell apresenta diferentes tipos de comportamentos e temperamentos pesquisados no ser humano, classificando-os em quatro grupos:

  • Sanguíneo – Pessoas comunicativas, afetivas, impulsivas e extrovertidas;
  • Clérico – Pessoas determinadas, persistentes, teimosas e insensíveis;
  • Melancólico – Geralmente pessoas pensativas, habilidosas, organizadas e perfeccionistas;
  • Fleumático – São as pessoas diplomáticas; adaptáveis, indecisas e despojadas.

O educador acredita que, com essas dicas, os profissionais de estética terão mais facilidade em criar seu próprio marketing pessoal. “Todos passarão a se preocupar mais com as cores, linhas de rosto, cortes de cabelo e comportamentos, entre outros conceitos que revelam a personalidade de uma pessoa”, diz ele.

O livro “Visagismo: harmonia e estética” de Philip Hallawel, lançado pela Editora SENAC São Paulo, traz assuntos de estética; beleza; cosmetologia; beleza corporal; cuidados com a pele; face e percepção visual.