Como cuidar de cabelos cacheados

O vento pode causar estragos nesse tipo de cabelo

Por Marisa De Lucia


Não há dúvidas de que cuidar da beleza é bem mais fácil para quem tem cabelos lisos. Por isso é que a maioria das mulheres que têm cabelos cacheados opta por alisá-los definitivamente. Mas para quem é fã dos cabelos cacheados, vale a pena investir. Afinal, hoje existe uma variedade enorme de produtos que deixam os crespos mais soltos.

curly.jpg

Uma das principais causas do excesso de volume e da falta de definição dos cachos, é que o cabelo crespo é naturalmente mais ressecado e opaco porque o movimento anelado do fio impede que a oleosidade natural do couro cabeludo chegue até as pontas. Por isso, a rotina de beleza a ser adotada começa com um bom corte, que equilibre o volume, e o uso constante de shampoo, condicionador e creme sem enxágue (leave-in), que possuam propriedades hidratantes.

Para deixar os cachos ainda mais definidos, o ideal é secar com a toalha amassando os cachos com ativador de cachos ou mousse. Se o cabelo é ondulado, secar com o difusor deixa os cabelos mais cacheados, já secar na escova permitirá ondas mais largas. Depois de secos, para controlar os fios e dar brilho aos cabelos, use cera ou pomada. Outra dica é o uso de máscaras hidratantes, no mínimo, uma vez por semana.

Para cabelos ondulados, a orientação é valorizar as ondas com cortes em camadas, desfiados ou em forma de losango. Dependendo do tipo da raiz, é necessário que a pessoa faça hidratação.

Já as mulheres que têm cabelos muito crespos, devem frequentar o salão e cuidar do cabelo no dia-a-dia com escova ou bóbis grandes para que ele assuma uma forma adequada. Cauterização e hidratação a base de óleo e água são procedimentos extremamente importantes neste tipo de cabelo.

Cuidados para que os cachos fiquem soltos

  • Lave os cabelos somente com água morna, pois a água muito quente resseca os fios. No caso de lavar todos os dias, devem ser usados produtos específicos e de qualidade.
  • Massageie o couro cabeludo durante a lavagem, pois estimula a produção de sebo protetor nos cabelos.
  • Com os cabelos ainda molhados, aplique, em pequenas quantidades, o creme para pentear e espalhe pelos fios na quantidade necessária.
  • Ao longo do dia, se sentir necessidade, aplique pequenas quantidades do creme para pentear. Deve-se tomar o cuidado de não utilizar uma quantidade excessiva, o que deixaria os fios opacos e sem movimento.
  • Penteie os cabelos quando ainda estiverem úmidos, para manter sua estrutura intacta.
  • Use máscaras hidratantes de tratamento intensivo de acordo com a necessidade e finalizadores em abundância, tais como leave in, mousses, pomadas e reparadores de pontas.
  • Corte periodicamente os cabelos, para evitar o ressecamento dos fios.