Maquiagem na praia pode causar irritação à pele?

Somente se usada indevidamente

Por Marisa De Lucia


Tem coisa pior para as mulheres que adoram se maquiar, do que abrir mão desse artifício para ir à praia? Ainda bem que hoje, graças à alta tecnologia, é possível ir à praia até com base, rímel e gloss sem ficar com a pele irritada, desde que esses produtos sejam usados corretamente.

make.jpg

Já as sombras, os blushes e os batons vermelhos, assim como os perfumes, devem ficar de fora. Isto porque possuem componentes sensíveis ao sol e, por isso, aumentam a probabilidade de doenças de pele, além de correrem o risco de derreter sob o sol e prejudicar seu visual.

Ainda assim, o rímel e o gloss devem ser à prova d’água e, claro, o filtro solar deve ter fator de proteção no mínimo 30 e ser livre de óleo. O mais recomendado para a praia é o filtro solar de coloração bege, parecido com uma base, que traz menos riscos de desenvolver manchas escuras ou causar alergia.

Mas, lembre-se: usar maquiagem demais na praia não é elegante. Nunca use sombras ou delineadores sob o sol, pois é um convite irresistível para a aceleração da produção de rugas. Outra dica é usar sempre o protetor solar, um bom chapéu e óculos escuros.