Insônia: um dos inimigos da beleza

Dicas para um bom sono

Por Marisa De Lucia


De nada adianta estarmos com os cabelos lindos, unhas impecáveis e vestindo as melhores grifes se não estivermos com uma aparência descansada. Por isso, devemos ficar sempre atentos à nossa saúde, que pode muitas vezes ser prejudicada por noites de insônia.

insomnia.jpg

E não existe coisa pior do que saber que o relógio vai despertar daqui a algumas horas e você ainda nem sequer pegou no sono? Pois é, mas esta é uma das grandes reclamações dos que vivem uma vida agitada e ainda por cima sofrem com isso.

De acordo com uma pesquisa da Datafolha, um em cada três paulistanos sofre de insônia e 28% dormem mal. O número de insones na cidade de São Paulo equivale a 3,2 milhões de pessoas. Os dados apontam que as mulheres são as mais atingidas que os homens: 35% delas têm o problema, contra 25% deles. Aí vão algumas dicas para se obter um bom sono.

Primeiramente, você deve ter um bom lugar para dormir. Um quarto agradável e um colchão confortável são itens básicos para começar. Outra coisa muito importante é ir para a cama sempre no mesmo horário, pois assim o corpo acaba se condicionando a essa rotina. Por isso, uma hora antes de se deitar, comece a desacelerar. Fique longe das atividades excitantes ou barulhentas nesse período.

Os banhos de imersão, as massagens ou uma ducha quente funcionam como sedativos naturais e driblam a ansiedade, ajudando seu corpo a relaxar. Tomar um copo de leite quente funciona, mas é mais interessante tomar um chá de camomila ou de erva cidreira. Chá de flor seca de maracujá também é calmante.

Outra dica é evitar estimulantes como chocolate e bebidas à base de cafeína, como café e chá preto, após às 17h. Tomar bebidas alcoólicas antes de deitar também tira o sono, pois os efeitos do álcool no corpo duram cerca de três horas. O melhor momento, portanto, para tomar um aperitivo é o período entre 17h e 20h, já instituído como happy hour.

No jantar, o melhor é consumir pequenas porções de carboidratos, que são excelentes soníferos, do que proteínas, que têm efeito estimulante. Comer uma maçã à noite é uma boa pedida. O efeito aumenta se ela for cozida e servida quente. O chá feito da casca seca também funciona.

Finalmente, o tradicional escalda-pés relaxa o corpo todo, porque os terminais energéticos dos pontos da acupuntura concentram-se nos pés. Portanto, mergulhe-os na água quente por dez minutos até a pele ficar vermelha. Depois, seque-os e calce meias para mantê-los aquecidos.