Alimentos que mancham os dentes

Por Marisa De Lucia


A beleza não está só nos cabelos, nas unhas ou nas roupas que vestimos. Se nossos dentes não estiverem bem tratados, com certeza, um sorriso pode fazer todo o esforço pra ficar bela cair por água a baixo.

dentes.jpg

Qualquer comida dotada de pigmentação intensa pode impregnar a superfície dos dentes, dando origem a manchas ou escurecendo-os. Com o tempo, um simples cafezinho ou uma salada de beterrabas, se não houver uma escovação adequada, podem acabar com qualquer sorriso.

Refrigerantes à base de cola, sucos coloridos artificialmente e molhos de soja estão entre os alimentos que mais mancham, principalmente, quando o esmalte dentário já se encontra mais desgastado e, portanto, com microporos que permitem a deposição de pigmentos sobre os dentes.

O péssimo hábito de exagerar nos doces e a idade podem contribuir consideravelmente para o surgimento dos microporos, ou seja, desses buraquinhos que permitem que as manchas se instalem.

Para minimizar o problema, especialistas recomendam fazer bochechos com água logo após a ingestão de certos alimentos e bebidas, o que ajuda a eliminar o excesso de substâncias pigmentadas.

É preciso também investir na escova de dentes e no fio dental para garantir a limpeza completa, mas uma hora após a ingestão do alimento, para evitar um maior desgaste do esmalte que protege os dentes.

De todos os alimentos que podem manchar os dentes, o que oferece mais risco é o café. Isto porque seus amantes costumam tomar várias xícaras por dia e, certamente, não lavam a boca logo após todas as vezes. E cuidado também como os refrigerantes, que além de cheios de corantes, são ácidos e danificam o esmalte dos dentes.

Mas não é preciso tirar do cardápio esses alimentos, sobretudo os tão saudáveis como a beterraba. Basta higienizar bem os dentes após as refeições e visitar o dentista a cada seis meses.