Como obter cabelos lisos

Veja as técnicas e evite as fórmulas caseiras

Por Marisa De Lucia


Não há dúvidas de que os cabelos lisos são realmente a preferência nacional tanto para homens como para mulheres. Nos dias de hoje, o cabelo escorrido tem sido o maior responsável por lotar salões de segunda a segunda. E foi-se o tempo em que alisar o cabelo era um trabalho árduo. Hoje existem inúmeras técnicas, mas cuidados com as fórmulas caseiras, pois elas podem provocar sérios danos a seus cabelos.

liso.jpg

Ao escolher a técnica para alisar seus cabelos, é muito importante ter em mente o efeito que se deseja. Isto porque o relaxamento, por exemplo, tira o volume dos fios, enquanto que o alisamento deixa os cabelos chapados e retos.

Shampoos e cremes alisam porque deixam os cabelos mais pesados e com menos volume. No entanto, eles facilitam a escova, mas não garantem fios escorridos.

A tradicional escova, feita com secador e uma escova redonda ainda continua em alta, apesar de ser trabalhosa se feita em casa.

Se optar pela prancha, basta secar os fios e separar os cabelos em mechas com três dedos de largura e um de espessura. Os fios devem ser mantidos muito próximos ao couro cabeludo e evitar pausas para que os cabelos não sejam queimados, ficando quebradiços. Para melhor resultado, deve-se aplicar um spray de brilho.

O amaciamento é o mais suave e pode ser feito até em cabelos com reflexo dependendo das condições dos fios. Diminui o volume sem alisar e resolve em 50% a rebeldia dos cabelos.

Sem o formol, a substância tóxica responsável por sua proibição tão logo surgiu no mercado, a escova progressiva trata os fios através da queratina. Contudo, nem todo mundo pode fazer a progressiva, pois dependendo do estado do cabelo, os fios não aguentam a química. Além disso, a frequência deve ser controlada, e o resultado vai depender das características naturais do cabelo. Os étnicos, por exemplo, não ficam lisos, apenas com cachos mais soltos.

Agora, para deixar os fios lisérrimos, a técnica mais indicada é o alisamento japonês, para a qual se utiliza produtos químicos fortes, por isso, jamais deve ser feita em casa. Atualmente, já dá para ser feita em cabelos tingidos com excelentes resultados.