Massagem trata o problema de dentro para fora

Você sabia que existem massagens até para fumantes?

Marisa De Lucia


Isso mesmo! O mundo das massagens hoje vai muito além do simples relaxamento. Além de deixar a pessoa mais bonita, uma vez que aliviando as tensões e relaxando a musculatura a beleza é realçada, a massagem pode até curar algumas doenças e hábitos como o de fumar.

Estudos realizados na Universidade de Medicina e Odontologia de New Jersey comprovaram que o desejo e ansiedade de fumar, assim como o número de cigarros, foram reduzidos por meio da automassagem. Nesse caso, toda vez que a pessoa sentia vontade de fumar eram massageados os lóbulos da orelha ou as mãos.  

A pesquisa provou também que o ato de fazer massagem colabora com a saúde de quem está massageando, uma vez que diminui a ansiedade. Ou seja, o massagista também pode se beneficiar apenas aplicando a massagem.

Untitled-1.jpg

Voluntários idosos aposentados foram avaliados depois de massagearem crianças por um mês. Eles relataram menos ansiedade e menos sintomas depressivos e uma melhora no humor depois de fazer massagem nas crianças. Sua pulsação e os níveis de cortisol diminuíram e eles relataram melhora de autoestima e no estilo de vida.

E as massagens são capazes de curar ainda dores nas costas; desordem por estresse pós-traumático; minimizar o estresse em recém-nascidos; resolver problemas de comportamento em crianças; aliviar a pele pós-queimadura e até ajudar casais, que com massagens melhoram o relacionamento sexual e o emocional.