Receita caseira para unhas fracas
Por Marisa De Lucia
constante de produtos químicos, como detergente e sabão em pó, a problemas alimentares.

Por ser composta basicamente de queratina, o enfraquecimento pode estar ligado com o hábito de fazer as unhas todas as semanas. Isto porque a acetona ou o removedor de esmalte resseca muito as unhas, o que as torna quebradiças, sem brilho e muitas vezes com manchas brancas.
De acordo com alguns dermatologistas, o ideal seria não pintar todas as semanas e sempre hidratar bem as mãos e as unhas. Mas para quem não consegue, uma dica é retirar o esmalte dois dias antes e hidratar bem.
Outro fator que contribui para o enfraquecimento das unhas é retirar sua cutícula, que é protetora e impede a penetração de bactérias, fungos e substâncias nocivas, podendo causar infecções. Produtos como esmaltes fortalecedores e óleos hidratam, mas não são suficientes.
Bases fortalecedoras feitas de carbonato de cálcio, formaldeído e derivados de quinino, assim como medicamentos com vitaminas derivadas do complexo B, podem contribuir para fortificar as unhas, mas antes de escolher o tratamento, é necessária uma investigação das causas.
Outro motivo, e talvez o principal, do enfraquecimento das unhas é a alimentação desregrada e carente de proteínas, vitaminas e outros nutrientes essenciais para fortalecimento das unhas e cabelos.
Receitas caseiras para unhas fracas
– Mergulhar as unhas durante cinco minutos em azeite de oliva morno. Retirar o excesso com papel absorvente e, preferencialmente, dormir com luvas de pano para não manchar os lençóis.
– Colocar caldo de feijão cozido, quente e sem tempero, em uma vasilha. Mergulhar os dedos dentro da vasilha, de modo que cubram as unhas e deixar por alguns minutos.
– Pingar duas ou três gotas de creolina no vidro de base para unhas fracas e usar sempre antes da aplicação do esmalte.
– Aplicar batata crua constantemente nas unhas.