A magreza excessiva pode trazer sérias complicações à saúde
Marisa De Lucia
Inúmeras são as propagandas de produtos que garantem a perda de peso em poucos dias, conquistando assim um corpo perfeito. Mas, e quem é muito magro e precisa ganhar uns quilinhos, o que deve fazer?
Ao contrário do que se pensa a solução não está em aumentar a ingestão de alimentos, porque dessa forma irá aumentar a porcentagem de gordura. A melhor maneira é ganhar massa muscular.
Por isso, o ideal é fazer uma dieta rica em carboidratos e proteínas, evitando a gordura. Suplementos alimentares, como os milkshakes hipercalóricos, também são recomendados, contudo, só a alimentação não é suficiente. É necessário também praticar exercícios físicos como musculação, optando por um trabalho de ganho de massa.
Antes de tudo, deve-se procurar um especialista, que irá medir a massa corpórea, e a partir dos resultados irá indicar a melhor dieta e a sequência de exercícios que deverão ser praticados regularmente.

Para saber se você precisa engordar, calcule seu IMC (Índice de Massa Corporal) dividindo seu peso pela sua altura multiplicada por ela mesma. Se o resultado for menor que 19, você pode se considerar um “magro excessivo”, ou seja, uma pessoa com peso deficiente.
IMC * = peso/altura x altura
Exemplo: 1.70 de altura e 50 kg
Multiplica-se a altura: 1.70 X 1.70 = 2.89
Peso 50/2.89 =
IMC = 17,30 (abaixo de 19)
A magreza pode ser causada por ingestão insuficiente de alimentos; mau aproveitamento pelo organismo do alimento consumido; excesso de atividade física; doenças debilitantes; distúrbios glandulares como hipertiroidismo; estresse ou ainda manifestações neuróticas acompanhadas de aversão à comida, ou seja, anorexia nervosa.
Não se esqueça de que seja qual for a causa, o baixo peso deve ser tratado, pois um IMC menor que 19 traz maior risco de mortalidade. A subnutrição acarreta infecções distúrbios endócrinos e até mesmo alguns problemas psicológicos.
Mas, lembre-se que para engordar não é preciso comer muito, mas comer alimentos calóricos. Talvez seja necessário complementar a alimentação com vitaminas. Daí a necessidade de se procurar a ajuda de um nutricionista.