Está chegando o Verão e com ele muito calor. Os cabelos neste período do ano exigem alguns cuidados especiais como em nenhuma outra estação. Por isso, vamos ver algumas dicas de cuidados com cabelos no verão.
O sol bronzeia a pele e queima o seu cabelo. Se ele for frágil, não fica nada bem.
Caso você goste de cores vivas como o vermelho , cuidado; porque elas mudarão de tonalidade com a ação do sol e talvez você não fique nada satisfeita com o resultado.
Quem sabe se não está na hora de usar uma tonalidade mais clara, luzes coloridas, conservando a cor da raiz do seu cabelo. É diferente e bem arrojado.
Use xampus à base de silicone e ceramidas. Eles formam uma camada protetora que preservarão mais a cor.
O cabelo curto, com os fios desalinhados, pode ser uma boa pedida para o verão, já que a praia e a piscina vão obrigar você a estar sempre com o cabelo recém lavado.
Para quem gosta de cabelos mais longos, opte por um corte em que os fios curtos fiquem intercalados com os mais longos – este corte favorece principalmente cabelos lisos.
Os cabelos afros são muito bonitos para o verão, com contas coloridas , “tererês” ou trancinhas. No entanto, precisam, por causa do sol excessivo, uma hidratação extra.
Você pode usar manteiga de karitê. Ela é perfeita para hidratar, baixando o volume e dando brilho.
Durante o verão arma-se um complô contra os cabelos desprotegidos: o sol atinge a queratina (proteína que forma o fio), que se parte em pequenos pedaços; o cloro da piscina causa o desprendimento de parte da cutícula, formando bolhas e deixando o fio áspero; o vento embaraça os cabelos, que, ao serem penteados, quebram facilmente; a areia entra em atrito com o fio e pode causar a perda de queratina; e o sal intensifica os efeitos destrutivos dos raios solares. Para enfrentar esse ataque, é preciso tornar os fios fortes e resistentes.
Os cabelos tingidos e com mechas estão entre os mais sujeitos a estragos. Esses processos químicos deixam os fios porosos, o que permite maior absorção de cloro e sal. Cabelos crespos, geralmente mais ressecados do que os lisos, também sofrem mais com a ação do sol, da água do mar e da piscina.
No caso de cabelos tintos os mais prejudicados são os cabelos loiros que mais sofrem durante o verão. Na descoloração o fio resseca, porque os pigmentos escuros, que também oferecem uma pequena proteção, são retirados. Portanto, antes da exposição ao sol, os fios devem ser fortalecidos com hidratações semanais.
Cabelos que passaram por alisamento, permanente e relaxamento precisam de cuidados extras com tratamentos especiais para dar nova forma aos cabelos, pois perdem a queratina e elasticidade. Isso enfraquece os fios, que ficam sujeitos a formação de pontas duplas. Além disso, as cutículas abertas facilitam o desbotamento da cor.
A água da piscina agride mais os cabelos do que a água do mar. Isso acontece porque os produtos químicos usados para tratar a água alteram a cor, ressecam e enfraquecem os fios. Mas, antes de mergulhar, tanto no mar como na piscina, é muito importante aplicar nos cabelos produtos que ajudam a proteger os fios.
TRATAMENTO COM OS CABELOS NO VERÃO
Nessa época do ano, mesmo na cidade, o ideal é substituir o xampu e o condicionador habituais por similares com filtro solar. Isso porque os raios ultravioleta penetram no fio, oxidam os pigmentos e alteram a cor e a textura dos cabelos.
Para tanto, você precisa consultar um dermatologista que indicará o tratamento exato de acordo com seu tipo de cabelo, e os melhores produtos a serem aplicados. As hidratações deverão ser semanais para amaciar os fios, evitar que ressequem e garantir o brilho.
Assim como acontece com os protetores para a pele, os produtos que atuam como condicionadores do cabelo são resistentes à água. Os filtros aderem aos fios e formam uma película protetora, que resiste ao enxágüe. Embora existam alguns produtos que precisam ser reaplicados depois de cada mergulho.
PRECAUÇÕES E CUIDADOS COM OS CABELOS NO VERÃO
- Depois da praia, é fundamental enxaguar o cabelo com água do chuveiro ou com uma garrafa de água mineral pois os grãos de sal funcionam como uma lente de aumento e ressecam os fios, intensificando a ação da radiação solar.
- Evite fazer tranças porque elas quebram os fios. O ideal é prendê-los com elástico revestido com tecido. Tranças ou penteados que torçam os cabelos devem ser feitos com cuidado, sem esticar muito os fios.
- Outra medida eficaz é usar um chapéu de palha que não fique em contato direto com o couro cabeludo, permitindo uma boa ventilação.
- Para o correto tratamento e prevenção, consulte seu dermatologista, evitando o mau uso de produtos aleatórios que possam vir a ser mais prejudiciais.
PRAIA, SOL, ÁGUA DO MAR: DICAS DE CUIDADOS COM OS CABELOS NO VERÃO
O verão que está chegando promete altas temperaturas. Portanto, nada melhor que ir à praia! Muita gente bonita, lindas paisagens, crianças jogando areia e sal, muito sal. A água do mar, em determinadas praias do litoral brasileiro, é tão salgada que queima a raiz do cabelo inteira.
Para não ter seus cabelos danificados, principalmente por causa do calor, procure lavar seus cabelos diariamente, utilizando xampus para o seu tipo de cabelo e raiz. Nunca esquecer de variar de marca, pois se você utiliza uma marca por muito tempo, seu couro cabeludo acaba se acostumando e o produto não faz mais efeito.
Para quem possui o cabelo tingido, ou que já tem os fios danificados por química, deve sempre se lembrar de usar cremes no cabelo com filtro de proteção UV.
- Usar filtro solar diário nos cabelos, com produtos específicos para a ocasião;
- Se for entrar na água, não deixar os cabelos secarem ao sol, enxágüe com água doce e seque com a toalha, para evitar os danos causados pelo sal do mar;
- As mulheres não devem ficar com os cabelos soltos. Uma trança, um rabo-de-cavalo, prendedores, piranhas, bonés e chapéu são acessórios muito bem vindos nesta época do ano. E os homens devem abusar dos bonés;
- Ao chegar em casa, lavá-los com produtos certos para o tipo de cabelo e hidratar bem.
Dicas do Tricologista para ter cuidados com os cabelos no verão
Verão está chegando e junto com ele, as altas temperaturas, a praia, o mar e, consequentemente, as agressões aos cabelos.
Para curtir a estação mais quente do ano com os cabelos bonitos e saudáveis, basta seguir alguns cuidados básicos e certamente terá fios muito mais saudáveis.
De acordo com o Dr. Ademir Jr., médico tricologista (especialista em cabelos), a primeira regra é manter os cabelos e o couro cabeludo sempre limpos e higienizados.
“No verão, o suor, o calor e a umidade podem fazer facilitar problemas no couro cabeludo como inflamações, seborréia e caspa”, explica o médico.
Dr. Ademir ressalta a importância de enxagüar bem os cabelos após sair do mar e da piscina. Este cuidado evita os danos aos fios causados pela salinidade do mar e por elementos usados para o tratamento da água da piscina, como o cloro por exemplo.
O terceiro cuidado essencial, e também super importante, para manter os cabelos bonitos no verão, é a proteção contra as radiações solares.
“Estas radiações, além de causarem danos à nossa pele, também agridem de forma intensa nossos fios de cabelo deixando-os mais fracos, quebradiços e sem vida. Vale usar bonés, chapéus e produtos sem enxague que tenham filtro de proteção solar”, afirma o médico, que aconselha também evitar o abuso de máscaras capilares diariamente quando estiver na praia ou piscina.
“Estes produtos não protegem os cabelos. Ao contrário, podem facilitar os danos causados pela água do mar e piscina deixando os fios mais fracos e susceptíveis às quebras”, explica.
Outro cuidado essencial é evitar manter os cabelos úmidos sempre amarrados ou presos, pois, de acordo com Dr. Ademir, os cabelos úmidos ficam mais fragilizados e o hábito de prendê-los ou de amarrá-los, poderá acarretar em danos à estrutura dos fios.
Evitar abusar de químicas nesta época do ano é a sexta dica, já que no verão, as agressões aos cabelos são maiores devido ao vento, ao sol, à água do mar e da piscina.
“Estes fatores, por si só já deixam os cabelos mais frágeis. Abusar de químicas nesta época poderá colocar em risco a qualidade do fios de cabelos”, alerta Dr. Ademir.
VAMOS HIDRATAR?
Quando se pensa em verão, logo vem à mente uma outra palavra que rima bem com essa época do ano, a hidratação.
Além dos 2 litros de água recomendados para se beber, é bom fazer hidratações regulares nos cabelos. Apesar da maior umidade relativa do ar, da exposição à água do mar e da piscina, os cabelos, no verão, tendem a ressecar.
Desse modo, hidratá-lo uma a 2 vezes por semana é uma boa pedida para melhorar a qualidade e saúde dos fios.
Esqueça os modismos e escolha produtos que deixam os seus cabelos do jeito que você gosta.
“Não há muitas regras, exceto pelos produtos sem enxague com filtro de proteção solar. Xampus, condicionadores e hidratantes capilares devem deixar seus cabelos bonitos e com aspecto de saúde”, é a dica do Dr. Ademir Jr.
Aproveitar esta época do ano para relaxar, é a 9ª dica. Dr. Ademir Jr. explica que o estresse promove a liberação de substâncias e hormônios em nosso corpo que por si só são capazes de deixar nossa pele e cabelos com sinais de fragilidade e falta de saúde.
“Relaxar, praticar exercícios físicos, conviver com pessoas que gostamos são hábitos deliciosos que também contribuem para cabelos mais bonitos” afirma Dr.Ademir.
E a 10ª dica, mas, não menos importante é ter uma boa alimentação. Todos os tecidos do nosso corpo são produzidos com matérias-primas que ingerimos em nossa alimentação.
“Logo, uma alimentação saudável fará nossos cabelos mais saudáveis e bonitos, além de deixá-lo mais fortes para suportar as agessões do verão” conclui Dr. Ademir Jr.
Seguindo esses cuidados com os cabelos no verão , com certeza, você manterá seus cabelos lindos e saudáveis, e principalmente, sem deixar de curtir as coisas boas que o verão proporciona.
Por Marisa de Lucia