
A reconstrução capilar é um dos tratamentos mais importantes para a saúde e a beleza dos fios, e quando unida à nutrição e à hidratação, em um cronograma capilar, oferecem aos cabelos todo o cuidado necessário para mantê-los sempre saudáveis.
Se você quer saber mais sobre o que é o tratamento de reconstrução e descobrir se o seu cabelo precisa desse cuidado, confira todas as informações e dicas que temos para compartilhar sobre o assunto!
O que é reconstrução capilar e como ela funciona
A reconstrução capilar é um tratamento que ajuda a repor a queratina do cabelo, substância responsável por manter a estrutura dos fios. No dia a dia, a queratina é eliminada por diversos fatores, dentre eles a exposição ao sol, os tratamentos químicos e o uso de ferramentas de calor, como chapinha e secador. Isso deixa os cabelos mais porosos e quebradiços.
A realização da reconstrução devolve a queratina perdida aos cabelos, recompondo a estrutura capilar, o que faz os fios voltarem a ter vida e saúde.
Quais são os tipos de reconstrução capilar
A reconstrução capilar pode ser feita através de diferentes processos, alguns deles a gente lista abaixo:
Reconstrução capilar caseira
Bem prática, exatamente por poder ser feita em casa, a reconstrução capilar caseira é uma das mais usadas no cronograma capilar. Para que ela dê os resultados desejados, no entanto, é indispensável utilizar produtos reconstrutores específicos e de alta qualidade.
Na hora de escolher os produtos para a reconstrução capilar caseira, sempre verifique se eles contêm em sua composição queratina, afinal de contas, é ela que faz todo o processo acontecer.
Uma ótima opção de máscara para realizar o tratamento de reconstrução capilar em casa é a Recovery: Máscara Reparadora Extrema 300g, da Marie Louise, que é rica em queratina, óleos essenciais e aminoácidos, e foi desenvolvida para devolver a força e a elasticidade dos cabelos.
Cauterização a frio
A cauterização no cabelo é um tratamento muito conhecido para realizar a reconstrução capilar. Essa é uma das opções mais indicadas para quem necessita repor força e vitalidade quando os fios estão fracos. A cauterização a frio usa aminoácidos que não necessitam do uso de calor para serem ativados.
Cauterização quente
Diferentemente da cauterização a frio, a cauterização quente utiliza apenas queratina, que precisa de calor para ativar suas moléculas.
Nesse procedimento, depois de aplicar a queratina, com a ajuda do secador, da escova e, por fim, da capinha, é possível ativar e selar a cauterização.
Como é feita a reconstrução capilar
Existem várias formas de fazer uma reconstrução capilar e elas dependem de qual dos diferentes tipos de reconstrução você optou fazer. Os produtos mais comumente usados nesse tipo de tratamento são:
-
shampoo antirresíduo
-
queratina (líquida ou em creme)
-
ampola e máscara reconstrutora
-
finalizador
Quais cabelos precisam de reconstrução
A reconstrução capilar é indicada principalmente para fios que estão muito danificados e fragilizados.
Cabelos que são expostos continuamente à ação do tempo (como poluição e raios solares), passam por muitos processos químicos (tintura, mechas e alisamentos) ou são submetidos ao calor excessivo com frequência (chapinha, secador e babyliss) com certeza irão precisar receber esse tipo de tratamento. Isso porque esses fatores desgastam os fios, levando toda a sua queratina natural embora, o que deixa os cabelos porosos, fracos e sensíveis a qualquer tipo de ação.
Como saber se meu cabelo precisa de um tratamento de reconstrução
Perceber se o seu cabelo precisa de um tratamento de reconstrução não é difícil, basta você observá-lo ou tocá-lo. Os aspectos mais comuns de fios que precisam de reconstrução são: porosidade, ressecamento, fragilidade e pontas-duplas.
Para ter certeza de que a reconstrução é de fato o tratamento que os seus cabelos precisam, você pode fazer um teste e descobrir se eles estão porosos. Para isso, siga estes passos do teste de porosidade:
-
corte alguns fios de cabelo
-
encha um copo com água
-
coloque os fios dentro do copo com água
Resultados:
-
caso o fio fique boiando sobre a água, ele está com baixa porosidade e você precisa apenas manter os tratamentos de hidratação e nutrição capilar regularmente.
-
se o fio afundou um pouco e ficou no meio do copo de água, então quer dizer que a porosidade está normal (mediana) e você pode repor os nutrientes da sua fibra capilar com produtos de uso rotineiro adequados ao seu tipo de cabelo.
-
mas se o fio afundou completamente no copo, significa que o seu cabelo está com a porosidade alta e você precisa urgentemente de uma reconstrução capilar.
Quais são os benefícios da reconstrução capilar
Como você pode ver, a reconstrução capilar é um tratamento fundamental para recuperar a saúde dos fios e mantê-los sempre bonitos. Contudo, entre os principais benefícios desse procedimento estão a redução de pontas duplas, o fortalecimento da estrutura capilar e o aumento do brilho e da densidade dos fios.
Curtiu nosso conteúdo? Então você pode conferir outras dicas para ter cabelos sempre saudáveis e lindos acompanhando as publicações aqui, no blog Marie Louise. Enfim para garantir os melhores resultados para a sua reconstrução capilar, visite nossa loja e conheça nossos produtos indicados para esse tratamento.